Quem sou eu

Como devo delimitar o meu objeto? Por onde começar o meu quadro teórico-metodológico? Será que este levantamento bibliográfico basta? Como construir corretamente minhas questões centrais? Todos possuímos dúvidas e inseguranças quando precisamos escrever o nosso Trabalho de Conclusão de Curso. Este blog tem por objetivo ajudar você neste caminho. Ele servirá como um diário de bordo, em que cada aluno deve postar o seu passo a passo na construção do TCC, contribuindo com dicas e idéias para os demais estudantes.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quadro Teórico e Metodológio

Esta é considerada por muitos uma das etapas mais complexas da formulação de um projeto. É o momento em que você decide qual aparato teórico-historiográfico você vai usar. Ou seja, quais autores, quais linhas de pensamento e de pesquisa você pretende seguir? A partir de qual visão de História você escreverá o seu TCC? Quais fontes devo utilizar? E, por fim, qual o método (o caminho a seguir)?

27 comentários:

  1. Alexandre Mello (2009060186)
    Pretendo utilizar a linha de pensamento de Sérgio Buarque, Caio Prado e Gilberto Freyre, visto que eles romperam a forma de produzir a historiografia de forma linear e voltaram-se para o cotidiano do brasileiro. Para este fim, usarei os livros: Casa Grande & Senzala, Formação do Brasil Contemporâneo e Raízes do Brasil para produzir o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. # Pesquisa: Gabinete
    # Interpretação: Marxista (Baseado na concepção materialista e dialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas).
    Kátia Milczanowski (2009011103)rocha miranda

    ResponderExcluir
  3. Desculpe esqueci de colocar os livros de referência:
    *O que é feminismo?
    *A mulher brasileira e suas lutas sociais.
    *História concisa do Brasil.
    Kátia Milczanowski(2009011103)

    ResponderExcluir
  4. Rocha Miranda (2009.090.007)
    Devo me utilizar do marxismo. Mas, no TCC descreverei tanto o ecletismo quanto o positivismo tão presentes na época referente.
    Dentre outras referências cito: História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil; A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa; Processo de modernização do Brasil: 1850-1930; Obras didáticas de Rui Barbosa (Reformas do ensino)...
    Utilizarei uma metodologia subletiva, de gabinete e trabalho de campo.

    ResponderExcluir
  5. Meu tema para o trabalho de conclusão de curso foi escolhido mediante leitura de muitos artigos, livros e monografias. Analisei a importância e a quantidade de material disponível para sua realização em tão pouco tempo. Por fim, o tema “Escravismo no Brasil” foi o que constatei ser de maior viabilidade e de meu interesse.
    Dei início a seleção do material bibliográfico e ao fichamento do mesmo. A seguir, concluí a primeira etapa do trabalho: título, resumo e introdução.
    Meu artigo se divide, por enquanto, em seis partes. Algumas destas partes já estão tomando formato com a introdução, no momento do fichamento, de dados referentes a cada uma. Até a finalização muitas mudanças ocorrerão pois estou selecionando outras obras que complementarão o estudo do tema.
    Quando finalizar a digitação, será feita uma revisão ortográfica e a encadernação, dando por concluído o TCC.

    Marcia Coelho de Oliveira
    Matrícula: 2008025077
    Curso: História EAD
    5o Período
    Campus:Realengo

    ResponderExcluir
  6. Minha pesquisa será de gabinete e de interpretação marxista, ou seja, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classe.
    No momento estamos utilizando trechos das seguintes obras:
    1. "O que é Feminismo?" de Branca Moreira Alves e Jaqueline Pitanguy.
    2. "A Mulher Brasileira e suas Lutas Sociais" de Jane Hahner
    3. "História Concisa do Brasil" de Boris Fausto.

    ResponderExcluir
  7. Os principais livros que utilizaremos são obras dos autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt & Ricardo Oriá, Benedicto de Freitas, André Luiz Mansur, Berenice Seara e o Laurentino Gomes, além de imagens e entrevistas. A linha de pensamento que adotaremos será a do autor Benedicto de Freitas já que este é o autor que aprofundou mais suas pesquisas e é quem melhor retrata a história de Santa Cruz, por ter sido morador do bairro e servir de base para outros autores da nossa lista de autores.
    Nosso trabalho tem por método a pesquisa e com uma visão critica ao descaso das autoridades a um bairro como Santa Cruz que possui uma grande quantidade de vestígios históricos.

    ResponderExcluir
  8. O objetivo do tema escolhido é o entendimento da história da sociedade brasileira através do resgate da luta política da classe operária,entender a importância das greves como instrumento de luta contra a exploração e identificar as mudanças ocorridas na sociedade partindo das vitórias alcançadas pelo movimento operário.

    ResponderExcluir
  9. No meu tcc irei ultilizar como fontes.
    Revistas especializadas na área,materias da internet,livro e blogs e muita pesquisa de campo.

    ResponderExcluir
  10. Minha pesquisa sera referente a Diocese de Nova Iguaçu, portanto estou visitando a Mitra diocesana, seu acervo, para assim colher material necessário para essa pesquisa.

    ResponderExcluir
  11. No meu TCC irei realizar pesquisas em sites, livros e revistas sobre a vida de Santos Dumont; descreverei as suas conquistas, seus inventos.

    ResponderExcluir
  12. No tema escolhido o objetivo, é mostrar, a importância de um desenho, uma tela, uma gravura, através da mão do artista, registrando fatos e acontecimentos, numa época em que não existia máquina fotográfica, num período do século XVI ao inicio do Século XIX, a importância desses registros na história do Brasil, contribuindo para a educação e a ciência.
    Uma pesquisa de livros didáticos, museus, arquivos particulares, sites.

    ResponderExcluir
  13. Elizabeth pereira de Oliveira matrícula 200909028 Bullyng na sala de aula foi escolhido por ser um tema contemporâneo baseado na ação humana que atua dentro da sociedade e vem influenciando gerações propagando o terror, vindo a mexer com o fator moral,físico e psicológico da familia.Objeto de pesquisa: CIEP 316 – General Pereira Ladário Teles, Rua Mauá, s/n- São Bernardo, Rio deJaneiro;http://www.horabarata.com.br/team.php?id=110; 12 abril, 2009 por Anita Mulh; A agressividade infantil e o Bullying nas escolas;Allan L. Beane,Editora: Porto Editora, Proteja o seu Filho do Bullying.http://paredescardoso.blogspot.com/?expref=next-blog

    ResponderExcluir
  14. Charles silva (2009040323)
    Martim Dutel
    Alessandro Mendes

    As fontes de nossa Pesquisa para formação do Artigo Estão embasadas nos estudos da obra de Thomas Oneil e Laurentino Gomes nas obras 1808 e 1821.
    Além da pesquisa de gabinete , utilizaremos de pesquisa de campo afim de dinamizar o processo e obter informações.

    ResponderExcluir
  15. Minha pesquisa está sendo de gabinete e seguindo a linha principal de Gilberto Freyre, a partir do que foi seguido por ele é que estou selecionando as obras que ratificam e as que se opõem ao seu raciocínio de exploração do tema sobre a mulher e a família brasileira. Vou utilizar o marxismo para interpretar a vida social em que as mulheres estavam inseridas em suas determinadas épocas e a trajetória familiar. Entre os materiais estão: A família brasileira de Eni de Samara Mesquita; história da sexualidade de Michel Foucalt e clçaro Casa-Grande e Senzala de Gilberto Freyre. Recebo de bom grado materiais que venham acrescentar minha pesquisa, pois como havia dito estou com dificuldades em encontrar material.

    ResponderExcluir
  16. Falar do rio de janeiro vai ser uma maneira de mostrar a turma coisas muito interessantes
    Sobre a cidade que nós mesmos desconhecíamos,estamos trabalhando com bastante entusiasmo,pesquisando ,estudando,analisando e buscando cada fez mais informações
    que nos leve ao pleno conhecimento que este TCC está nos proporcionando, e que vamos de maneira bastante coerente passar para nossos colegas.

    ResponderExcluir
  17. Rocha Miranda.
    História.
    2009060214.
    De metodologia subjetiva e de gabinete.
    Ciente que Hitler concordava em parte com Marx. Segundo Hitler.
    "Existe apenas uma espécie de revolução possível, e ela não é nem econômica, nem política, nem social, mas racial, e será sempre a mesma coisa: a luta entre as classes inferiores e as raças superiores que estão no poder. ... Todas as revoluções – e eu estudei com dedicação e cuidado – foram raciais...” (Hitler, diálogo entre Hitler e Otto Strasser)

    Referências bibliográficas:
    Mein Kampf, Adolf Hitler.
    Ética, Dietrich Bonhoffer.
    Pio XII. O Papa da Hitler, John Cornwell.

    ResponderExcluir
  18. Curso História /Pólo Realengo
    Simone Cristina Rodrigues Miguel 2009050330 e Ronalde Pereira da Silva 2009050226
    Estamos utilizando como fonte para a nossa pesquisa na formação do Artigo as obras de Thomas Oneil(1808-1821/ As transformações Urbanas no Rio de janeiro de D João), Laurentino Gomes na obra 1808 e Versalhes Tropical Kirsten Schultz( Império,Monarquia e a Corte Real Portuguesa no Rio de Janeiro,1808-1821).
    Além da pesquisa de gabinete , utilizaremos de pesquisa de campo para dinamizar as informações estudadas e apresentadas neste artigo

    ResponderExcluir
  19. Irei utilizar Pesquisa de Campo, a fim de obter informações, para serem apresentadas neste presente artigo.
    Objeto de Pesquisa: CIESP Castorina Faria Lima

    ResponderExcluir
  20. História/Pólo Rocha Miranda
    Mat: 20090052

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Metodologia: Gabinete (Pesquisa)
    Referencias Bibliográficas
    Tecnologia do Ensino (Burrhus Skinner).
    Introdução da Tecnologia na Educação (Maria Elizabeth Bianconcini).
    Web(internet).

    ResponderExcluir
  23. Curso de História, UCB, Polo Realengo 5º período
    Alunos Maria José Teles dos Santos 2009010361 e Roberto Teles dos Santos 2009010363.
    O trabalho consta do tema A Revolta da Vacina e seus desdobramentos. São utilizados livros, revistas e outros na pesquisa de gabinete.
    Os autores são Nicolau Sevcenko, José Murilo de Carvalho e outros.

    ResponderExcluir
  24. Minha pesquisa será referente a Denominação Batista. Nasci num lar evangélico e fui criada nesta denominação. Gosto da História de como chegou ao Brasil e o que tem relizado ao longo dos anos.

    ResponderExcluir
  25. Minha pesquisa fala a Incofidência Mineira. Está sendo de grande produtividade e satisfação.

    ResponderExcluir
  26. Minha pesquisa fala sobre parte do governo de Getulio Vargas e história em quadrinhos.Emerson mat.2009030342 Seropédica.

    ResponderExcluir
  27. Minha fonte de pesquisa se baseia nos ensinos publicados em livros por Alan Kardec e, em literaturas Espíritas de autores diversos. Procurarei mostrar os primórdios do Espiritismo, doutrinas espiritualistas que o precederam e sua introdução no Brasil.

    ResponderExcluir