Quem sou eu

Como devo delimitar o meu objeto? Por onde começar o meu quadro teórico-metodológico? Será que este levantamento bibliográfico basta? Como construir corretamente minhas questões centrais? Todos possuímos dúvidas e inseguranças quando precisamos escrever o nosso Trabalho de Conclusão de Curso. Este blog tem por objetivo ajudar você neste caminho. Ele servirá como um diário de bordo, em que cada aluno deve postar o seu passo a passo na construção do TCC, contribuindo com dicas e idéias para os demais estudantes.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Objetivos

Como o próprio tópico já demonstra, este é o momento de você apresentar os objetivos do seu TCC. Em geral, inicia-se com um verbo.
Ex 1: Identificar os agentes históricos que lideraram o movimento tenentista.
Ex 2: Compreender as relações entre a política econômica do Governo Vargas e sua política externa em relação aos EUA.

33 comentários:

  1. Alexandre Mello (2009060186)
    Relacionar a formação do povo brasileiro com o subdesenvolvimento que começou desde a época da colonização.

    ResponderExcluir
  2. Analisar a real participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, verificando se sua participação foi apenas nominal ou efetiva neste grande conflito. Verificar se haveria realmente a possibilidade da união do Brasil com os países do Eixo.

    ResponderExcluir
  3. Kátia Milczanowski (2009011103)
    * Objetivo geral
    -Monstrar a organização social, herdeira do patriarcalismo colonizador aliado à burguesia capitalista no Rio de Janeiro entre décadas de 1930 e 1964, determinando e regulamentando o trabalho e o comportamento social da mulher.
    * Objetivo específico
    -Investigar a importância da mulher no sistema de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Amanda Paixão (2009.090.007)
    Avaliar a contribuição de Rui Barbosa e apresentar os planos e as concretizações realizadas por ele em prol da educação dentro do contexto evolutivo social brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Magalhães (2009090014)
    Descrever e analisar as principais vertentes historiográficas acerca do episódio que deu origem à Guerra do Paraguai, cada qual a sua época e ideologias predominantes; e
    Revisar o citado tema à luz da obra de Francisco Doratioto: Maldita Guerra.

    ResponderExcluir
  6. Entender e comparar os motivos que levaram a reforma do Porto em 1910 e as reformas do Porto Maravilha em 2010.

    ResponderExcluir
  7. Joao Batista(Mat:2009060225).
    Mostrar a importancia da bicicleta como meio alternativo de transporte não poluente.

    ResponderExcluir
  8. * Objetivo Geral:
    Mostrar a organização social, aliado A burguesia capitalista no Rio de Jsneiro, entre as décadas de 1930 e 1964, determinando e regulamentando o trabalho e o comportamento social da mulher.
    * Objetivo Específico:
    Investigar a importância da mulher no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Nosso objetivo é levar ao conhecimento da população do bairro de Santa Cruz a importância de seu passado no contexto histórico brasileiro levando-os valorizar os patrimônios ainda existentes.

    ResponderExcluir
  10. No meu tcc sobre Grafismo Urbano ' da pichação a etnografia do profeta gentileza ".
    falo da origen da pichação no cenário urbano na época da ditadura militar, passando pelo graffiti até aetnografia do profeta gentileza e suas mensagens.

    ResponderExcluir
  11. Mostrar a importância histórica dessa Diocese como missionaria dentro de um dos maiores municipios da Baixada Fluminense

    ResponderExcluir
  12. - Destacar a importância das realizações de Santos Dumont para a História do Brasil;
    - Divulgar os seus feitos para que ele seja reconhecido e valorizado como grande brasileiro do século XX.

    ResponderExcluir
  13. Complementando a postagem anterior, informo:
    NOME: MARGARETH REZENDE RODRIGUES
    PÓLO DE SEROPÉDICA
    Matrícula: 2009010134.

    ResponderExcluir
  14. Rever a importância do registro da história do Brasil através da arte num período sem máquina fotográfica, entre o século XVI e inicio do século XIX e sua contribuição na didática educacional e ciência.

    ResponderExcluir
  15. ELIZABETH PEREIRA DE OLIVEIRA MATRICULA2009090286
    O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO A PESQUISA COLETANDO DADOS ATRAVÉS DA MÍDIA,ENTRE ELES: JORNAIS,REVISTAS,TELEVISÃO E OUTROS. SE
    PREOCUPANDO EM INFORMAR ÀS AVESSAS DESSE GRANDE MAL QUE ASSOLA TODA A SOCIEDADE DESSE SÉCULO QUE SE DENOMINA "BULYNG" EM TODAS AS SUAS FACES, PRINCIPALMENTE NOS AMBIENTES ESTUDANTIS.

    ResponderExcluir
  16. Ernandes Alves - UCB - Unidade Realengo - Matrícula 2009.010.439

    O meu trabalho de conclusão é relatar o histórico da criação e fundação da Cidade do Rio de Janeiro, buscando desde sua origem aos principais bairros, mostrando a riqueza histórica.

    ResponderExcluir
  17. O nome Haroldinho se refere ao aluno "Haroldo Vannier Neto do curso de história do polo de Seropédica do 5º periodo"

    ResponderExcluir
  18. Charles Silva Pinto - 2009040323
    Martin Dutel
    Alessandro mendes

    O objetivo de nossa Artigo de Conclusão de Disciplina , compreende em apontar as mudanças do espaço geográfico da cidade do Rio de janeiro, para receber e acomodar a Família Real e a corte real. Este artigo compreenderÁ a transformação geográfica, levando em consideração a importância institucional de cada criação/transformação/melhora, para com a sociedade da época. Transformando a partir daí o Rio de Janeiro de capital da Colônia escravista, no principal centro de atividade política e tomada de decisões do período Joanino - 1808 - 1821

    ResponderExcluir
  19. O objetivo geral é interpretar o tema sobre a mulher e a família explorado por Gilberto Freyre em Casa-Grande e Senzala e o objetivo específico é analisar a trajetória desse assunto abordado comparando com outras obras.

    ResponderExcluir
  20. Meu tcc esta sendo feito de acordo com que eu gosto e estou falando sobre história em quadrinhos. O que meu professor já me ajudou a escolher um determinado foco.Emerson 5ºperíodo de história de Seropédica

    ResponderExcluir
  21. Elaine M. S. de Oliveira-2009050184
    Curso de História do polo de Seropédica-5º período
    TCC sobre a cidade de Seropédica.
    Esta pesquisa está sendo realizada para que eu possa conhecer melhor a história de Seropédica (minha cidade). Além de procurar saber mais sobre o por que de se instalar uma Central de Tratamento de Resíduos num município em crescimento.
    Esta pesquisa também serviu para conhecer como se deu a criação da Rural e seus cursos e o crescimento da economia entre outros.

    ResponderExcluir
  22. DAVI PAULO VASCONCELOS
    Curso de História do polo de Realengo 5ºPeríodo
    Matrícula:2009020332

    Nosso objetivo é mostrar com eficiência como aconteceu a fundação da cidade do Rio De Janeiro,o surgimento dos primeiros bairros,os transportes e como chegou a iluminação.

    ResponderExcluir
  23. História
    Rocha Miranda.
    2009060214

    Analizar a importância da influência do pensamento religioso cristão na Alemanha nazista de Adolf Hitler para a implantação da política do 3º Reich.

    ResponderExcluir
  24. CURSO HISTÓRIA /PÓLO REALENGO
    ALUNOS:SIMONE CRISTINA RODRIGUES MIGUEL 2009050330 E RONALDE PEREIRA 2009050226 O objetivo de nosso Artigo de Conclusão de Disciplina é analisar as mudanças ocorridas depois da instalação da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro nas relações culturais e sociais e o estudo das mudanças na organização do Estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  25. Analisar e compreender o processo histórico do desenvolvimento de mídia no Brasil, contribuindo para ciência através do estudo da metodologia que ao passar dos anos trouxe um novo conceito de produzir informação diante de outras tecnologias.
    Destacaremos o rádio como fio condutor deste processo, por se tratar de um objeto pioneiro de comunicação de massa e na era de Vargas foi um dos mais importantes veículos de comunicação para o Estado Novo.

    Marcos Aurélio Machado
    matr.2009090191 R. Miranda

    ResponderExcluir
  26. Compreender e avaliar de uma forma empírica a extensão da Educação Especial para a Educação Inclusiva.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Curso de História UCB Pólo Realengo
    Alunos: Maria José Teles dos Santos Matr.2009010361 e Roberto Teles dos Santos Matr. 2009010363.
    O objetivo do nosso trabalho é mostrar os fatos que ocorreram e as consequências de um dos mais tristes e violentos episódios de nossa História no início do século XX: A Revolta da Vacina.

    ResponderExcluir
  29. O Objetivo do meu trabalho é demonstrar como as novas tecnologias de ensino estão ajudando na metodologia de ensino, com novas tecnicas e equipamentos, facilitando o aprendizado do aluno, fazendo uma interação entre aluno e professor.

    ResponderExcluir
  30. Mostrar a história da denominação Batista no Brasil. Como chegou até aqui e seus feitos.

    ResponderExcluir
  31. meu tcc estou falando sobre história em quadrinhos com isso pretendo compreender a importancia da HQ no contexto da história brasileira . O que meu professor já me ajudou a escolher um determinado foco.Emerson 5ºperíodo de história de Seropédica

    ResponderExcluir
  32. * Objetivo Geral:
    Mostrar a organização social, aliado A burguesia capitalista no Rio de Jsneiro, entre as décadas de 1930 e 1964, determinando e regulamentando o trabalho e o comportamento social da mulher.
    * Objetivo Específico:
    Investigar a importância da mulher no mercado de trabalho

    ResponderExcluir
  33. Mostrar como surgiu o Espiritismo na história da humanidade e, algumas doutrinas que o precederam.

    ResponderExcluir