Quem sou eu

Como devo delimitar o meu objeto? Por onde começar o meu quadro teórico-metodológico? Será que este levantamento bibliográfico basta? Como construir corretamente minhas questões centrais? Todos possuímos dúvidas e inseguranças quando precisamos escrever o nosso Trabalho de Conclusão de Curso. Este blog tem por objetivo ajudar você neste caminho. Ele servirá como um diário de bordo, em que cada aluno deve postar o seu passo a passo na construção do TCC, contribuindo com dicas e idéias para os demais estudantes.

domingo, 17 de abril de 2011

Justificativa e Relevância do Tema

Aqui, você deverá discutir como justificou a escolha do seu tema e qual a sua relevância para o conhecimento histórico...

36 comentários:

  1. A minha justificativa está baseada na relevância deste tema, que é um fato histórico muito importante para nosso País. Principalmente porque alguns historiadores que não são brasileiros, não dão destaque para a participação do Brasil neste grande conflito. Assim, este trabalho tem a finalidade de analisar junto a literatura existente a participação brasileira na 2° Guerra Mundial e compreender seu real envolvimento neste conflito.

    ResponderExcluir
  2. O meu objeto foi escolhido com a intenção de relacionar uma personalidade muito importante dentro do contexto histórico brasileiro com a educação. Será sobre Rui Barbosa e a sua colaboração no incentivo ao ensino primário, secundário e superior. Como um jurista e estadista compreendeu que tais valores aprimorariam o futuro.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O objetivo para o estudo do nosso tema, é abordar de forma direta a fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, seus pontos marcantes, o surgimento dos seus primeiros bairros, a primeira estação ferroviária e a iluminação. Fatos estes que apesar da grande importância história não são abordados no dia a dia da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  5. Como justificativa à escolha do meu tema que fala sobre o processo de inserção da muilher no mercado de trabalho, as opressões sofridas por ela e a sua resistência nas tentativas de igualdade social e de direitos em relação ao homem, no Rio de Janeiro, entre os anos de 1930 e 1964, citei que espero contribuir de forma substancial na quebra de preconceitos e barreiras através da visualização de atitudes e posições tomadas pelas mulheres nas lutas por uma sociedade mais igualitária e justa.

    ResponderExcluir
  6. Justificamos a escolha do tema rádio escolar para mostrar a contribuição que ele trouxe ao longo dos anos para a vida de muitos trabalhadores, estudantes e as transformações das novas tendências para produções de mídias. Com este objetivo pretendemos Integrar através das parcerias públicas – privadas, programações de cunho educacional que possibilitem os desenvolvimentos profissionais, intelectuais e culturais dos alunos intercambiando as relações de conhecimento das idéias produtivas para ambas às instituições.

    ResponderExcluir
  7. Realmente foi muito difícil escolher o tema para o TCC. Eu meu companheiro de TCC o Cilamar, depois de muito analisar escolhemos JK e o plano de metas como nosso tema.

    ResponderExcluir
  8. A realização desta pesquisa visa documentar todo processo evolutivo que o Brasil obteve através do Plano de Metas (1956-1961), e a conseqüente transformação comercial, industrial, social e culturalmente de um país da época, agrário, em um país industrializado.

    ResponderExcluir
  9. A justificativa e à escolha do meu tema que fala sobre o dia 01 de maio de 1943, e o quanto foi importante para o trabalhador brasileiro. Com a promulgação da Consolidações das Leis Trabalhista.

    ResponderExcluir
  10. Este artigo analisa as possíveis causas do fracasso escolar na alfabetização. Crianças que não aprendem. Crianças que estão na escola, sem nenhuma deficiência aparente e não conseguem caminhar com sucesso na aquisição das habilidades necessárias para a leitura e a escrita.

    ResponderExcluir
  11. A justificativa,promover e reconstruir as relações étnico-raciais,no ambiente escolar em todo país,seja da rede pública ou privada.Ressaltando a importância da preservação,formação de um povo e sua colaboração nesse desenvolvimento,através da análise e relexão da oficialização do ensino da História e Cultura Afro-brasileira,por base a lei 10.639/03.

    ResponderExcluir
  12. Alexandre Mello (2009060186)
    Desejo contribuir para um entendimento mais profundo acerca do subdesenvolvimento do país e mostrar como os três autores clássicos da História do Brasil se complementam neste respeito.

    ResponderExcluir
  13. Leonardo Magalhães
    Matrícula: 2009090014 Polo: Rocha Miranda
    A minha justificativa está pautada nos motivos que levaram o Brasil a declarar guerra ao Paraguai. Fato este que ainda desperta a discordância entre muito histoiriadores.

    ResponderExcluir
  14. Ao longo dos anos a mulher vem sendo parte importante de um quebra cabeça chamado desenvolvimento, no qual os homens vêem deixando de ser a peça principal dando espaço para estas mostrarem sua importância. Mesmo que por muitas vezes de forma imposta, as mulheres se fazem cada dia mais presentes no que se diz respeito ao social, político e econômico dentro de uma nação. A proposta é mostrar que na história da cidade do Rio de Janeiro há protagonistas de efeitos significativos, mulheres que, na sua trajetória pela cidade, em variados momentos e diferentes formas, ajudaram a conquistar os espaços públicos que se desenhavam a critério dos homens.

    ResponderExcluir
  15. Matricula 2009011103/ rocha miranda, estou como nboniamor, pq foi o e-mail no qual cconsegui entrar. Nome Kátia Fernandes Milczanowski

    ResponderExcluir
  16. Como justificativa para o tema escolhido, vejo a necessidade de se fazer uma separação entre o que é, de fato, o espiritismo codificado por Alan Kardec e, a visão leiga que o coloca no mesmo paralelo das demais religiões espiritualistas, bem como, mostrar suas raízes e sua introdução no Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Na verdade não fomos nós que escolhemos falar sobre a história de Santa Cruz, o bairro é que nos escolheu e nos uniu.
    Jaimerson e Daise ainda moram no bairro onde eu morei por 30 anos e sempre nos deparamos com marcas históricas que estão se deteriorando sem que haja uma assistência eficaz da prefeitura e a falta de divulgação e manutenção.
    Toda essa história viva está se perdendo por causa do descaso das autoridades com um bairro repleto de marcas(dos Jesuítas até a Republica) e com raros trabalhos sobre o tema.
    Por todos esses fatores é que queremos engrossar o pequeno coral de vozes que lutam pela nossa história, pelo nosso bairro.

    ResponderExcluir
  18. Joao Batista(Mat:2009060225).
    Minha justificativa é mostrar que a bicilceta é um meio de transporte que pode contribuir muito para a preservação do meio ambiente.Porque é um meio de transporte limpo que nao polui,não e causa ruidos.

    ResponderExcluir
  19. A população negra
    só aparece em livros didáticos que tratam do Brasil
    Colônia. Fora desse período histórico, simplesmente
    não é retratada! Desaparece como que num
    passe de mágica. Negros e negras vão de
    escravos(as) a inexistentes, sem alterar para mais ou para menos em sua economia e estadia no Brasil Colônia.
    Visto que é uma tendencia a ser modificada atravez de pesquisas, resaltar a contribuição do negro para econômia brasileira.

    ResponderExcluir
  20. Meu tema "grafismo urbano" da pichação a etnografia do profeta gentileza.se dá ao meu trabalho no ramo das artes plastica.

    ResponderExcluir
  21. minha justificativa para o meu tema Grafismo Urbano"da pichação a etnografia do profeta gentileza" vem ao encontro da area que vou seguir.meu mestrado em História da Arte e como eu já trabalho com arte nada melhor de expor uma visão de quem faz parte do movimento.e mostrar suas origens.

    ResponderExcluir
  22. A justificativa para escolha do meu tema, é que pretendo discorrer sobre a Diocese de Nova Iguaçu e a sua contribuição para sua instalação na Baixada Fluminense.

    ResponderExcluir
  23. A pesquisa visa abordar um pouco sobre a vida de Santos Dumont, este grande brasileiro, conhecido mundialmente pelas suas invenções. Procurando relatar um pouco da sua infância, adoslescência; quando se iniciou as pesquisas para a criação do avião, coisa que na sua época era tido como enorme desafio.
    A presente pesquisa, fala sobre a sua trajetória no Alpinismo, balonismo, automobilismo e o grande invento o 14-bis. Suas teorias de voos, planos para estruturação das aeronaves, suas disputas internacionais.

    ResponderExcluir
  24. Complementando a postagem anterior, informo:
    NOME: MARGARETH REZENDE RODRIGUES
    PÓLO DE SEROPÉDICA
    Matrícula: 2009010134.

    ResponderExcluir
  25. O tema escolhido tem como título " A História através da Arte". Um tema que me acompanha mesmo antes da faculdade, pois sempre achei muito interessante, como os livros didáticos contavam a história do Brasil, num período que não existia máquina fotografica, simplesmente tudo era registrado pelas mãos dos artistas, fosse retratos, fauna, flora, acontecimentos marcantes como a escravidão, mineração,índios etc. Num período de 1556 até o ínicio do século XIX.

    ResponderExcluir
  26. Eu justifico o trabalho com o tema "bullyng" pela importância social que ele apresenta, e faz esclarecer que esse fenômeno não ataca somente camada mais necessitada. temos que aceitar que as ações do bullyng não é um problema isolado, é um problema global que atinge ricos pobres, perfeitos e imperfeitos sem distinguir classe, cor, religião tendo sendo preciso quando atinge o seio da família, contribuindo assim, de maneira descriminada todos que vive em comunidade.

    ResponderExcluir
  27. Meu artigo justifica-se pelo pouco material encontrado, pois meu recorte foi a história da mulher que Gilberto Freyre contou em sua obra Casa-Grande e Senzala, esse tema praticamente não foi abordado e meu trabalho vem interpretar e trazer esclarecimentos sobre esse tema em uma obra considerada fundadora porém pouco explorada nesse campo.

    ResponderExcluir
  28. Nosso objetivo é mostrar com eficiência como aconteceu a fundação da cidade do Rio De Janeiro,o surgimento dos primeiros bairros,os transportes e como chegou a iluminação.

    ResponderExcluir
  29. A relação entre governantes ditadores que permanecem ou permeneceram no poder durante décadas. As suas influências; carisma, adoração e controle sobre populações no mundo ocidental. E suas estreitas ligações com a religião cristã, justifica o empenho neste trabalho.

    ResponderExcluir
  30. CURSO DE HISTÓRIA/ PÓLO REALENGO
    ALUNOS: SIMONE CRISTINA RODRIGUES MIGUEL 2009050330 e RONALDE PEREIRA DA SILVA 2009050226
    Devido a grande veiculação de opiniões sobre a chegada da Corte Portuguesa no Brasil, analisar as diversas interpretaçãoes desse fato histórico na época do Brasil Colônia.

    ResponderExcluir
  31. A educação, em geral, tem por necessidade básica o interesse pela pesquisa e, principalmente, a colocação em prática, para que exista realmente uma educação de qualidade onde todos, sem exceção, tenham acesso a ela.

    Para que isso realmente aconteça todos os profissionais e pessoas envolvidas devem sempre se atualizar, pois, sendo assim, a educação inclusiva e a educação especial serão uma só educação onde os portadores de necessidades educativas especiais terão seus direitos respeitados.

    O esclarecimento é o enfoque principal deste trabalho para o entendimento real e significativo dos profissionais da área, que na maioria das vezes desconhecem a importância e a diferença da educação especial e inclusiva.

    ResponderExcluir
  32. Curso de História, UCB, polo Realengo.
    Alunos: Maria José Teles dos Santos - 2009010361
    Roberto Teles dos Santos - 2009010363
    Optamos por este tema devido a relevância deste, pois, o acontecimento chamado A Revolta da Vacina foi e ainda é foco de análise para a construção de uma historiografia carioca.
    Justifica-se por apresentar-se como fonte de pesquisa para futuros trabalhos acadêmicos.

    ResponderExcluir
  33. A minha justificativa é demonstrar que com a Evolução das Técnicas de Ensino até os dias atuais tem como objeto ensino e Aprendizagem Com a Utilização de Novas Tecnologias e através deste objetivo demonstrar a importância da utilização de novas tecnologias aplicadas nos dias atuais para melhorar o aprendizado e a memorização dos alunos seja em sala de aula ou fora. Como os surgimentos de novas tecnologias estão ajudando os alunos dentro e fora de sala de aula

    ResponderExcluir
  34. A justificativa para escolha do meu tema, é que pretendo discorrer sobre a denominação Batista e a sua contribuição social no país.

    ResponderExcluir
  35. A princípio escolhi meu tema do tcc em cima do que eu gosto que é história em quadrinhos, com o foco voltado ao governo Vargas. Emerson mat.2009030342 Seropédica

    ResponderExcluir
  36. Como justificativa à escolha do meu tema que fala sobre o processo de inserção da muilher no mercado de trabalho, as opressões sofridas por ela e a sua resistência nas tentativas de igualdade social e de direitos em relação ao homem, no Rio de Janeiro, entre os anos de 1930 e 1964, citei que espero contribuir de forma substancial na quebra de preconceitos e barreiras através da visualização de atitudes e posições tomadas pelas mulheres nas lutas por uma sociedade mais igualitária e justa.

    ResponderExcluir