Quem sou eu

Como devo delimitar o meu objeto? Por onde começar o meu quadro teórico-metodológico? Será que este levantamento bibliográfico basta? Como construir corretamente minhas questões centrais? Todos possuímos dúvidas e inseguranças quando precisamos escrever o nosso Trabalho de Conclusão de Curso. Este blog tem por objetivo ajudar você neste caminho. Ele servirá como um diário de bordo, em que cada aluno deve postar o seu passo a passo na construção do TCC, contribuindo com dicas e idéias para os demais estudantes.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Delimitando o Objeto de Pesquisa...

Para iniciarmos nosso diário, vamos discutir as dificuldades de recortar e delimitar um objeto de pesquisa para realizar o TCC. Compartilhe como você chegou ao seu objeto e ajude aqueles que ainda não conseguiram delimitar.

39 comentários:

  1. A princípio, imaginei começar meu TCC, como um complemento de um trabalho maior.
    Considerando o desejo de realizar uma pós, um mestrado e até mesmo um Doutorado, na área, este TCC seria o inicio deste trabalho e consequentemente sua transformação seria a continuidade para uma dissertação e posterior uma tese.
    Baseado neste pensamento o TCC seria o inicio do aprendizado da criação e confecção de um determinado tema abordado por mim, que no meu caso é a criação da letra como Ideograma, o momento que o homem sentiu a necessidade de contar uma história e mantela registrada, culminando com a criação de simbolos, simbolos que descrevem toda uma história de um determinado momento.

    ResponderExcluir
  2. Tive muita dificuldade para delimitar meu objeto de pesquisa. Queria algo também que fosse relacionado a Pós que desejo fazer em 2012. Relendo um livro que havia na biblioteca do meu trabalho cheguei, enfim, a uma conclusão. Ainda assim era muito abrangente e tive que delimitar a um período por se tratar de um artigo. E estou satisfeita com o tema o qual considero bastante atual.

    ResponderExcluir
  3. Meu tema me acompanha desde quando decidi fazer o curso de História.Porém delimitar foi difícil,só após muitos emails trocados com a professora Rachel consegui chegar a uma conclusão.E vamos nós...

    ResponderExcluir
  4. Quando ia iniciar o meu TCC, pensei em falar sobre um determinado tema, comprei um livro que pensava que parecia que possuía as informações que queria, então descobri que não tinha. Portanto, é fundamental perguntar se o tal livro realmente tem as informações que precisamos, pois se não, perdemos tempo e dinheiro.
    Então mudei o meu tema relendo um outro livro que seria usado para o tema anterior. Pois o comentário do autor deste livro sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra me chamou muita atenção. E este é o meu objeto de pesquisa, a participação do nosso País na Segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Desde o início de curso de História eu vinha pensando no tema para o meu TCC.
    Várias idéias surgiram e algumas eram bastante interessantes.
    A falta de tempo porém, era um problema que teria de ser resolvido.
    Quando nos foi informado que poderiamos fazer o TCC em grupo, eu e mais dois colegas, resolvemos levar a diante o tema sobre a Fundação da Cidade do Rio de Janeiro e o surgimento dos primeiros bairros.
    Temos pesquisado em vários livros e apesar do tema ser longo, acreditamos que poderemos realiza-lo de forma bastante produtiva e levar ao conhecimento das outras pessoas fatos sobre o Rio de Janeiro que são desconhecidos.

    ResponderExcluir
  7. Estou trabalhando na construção de uma rádio escolar no meu trabalho. Sou o responsável pela elaboração do projeto e pelo funcionamento pós-construção. Contudo, não tive nenhum problema quanto à escolha do objeto de pesquisa. Entretanto, cabe analisar que procurei escolher um tema que abordasse alguma coisa que eu tivesse prática e que estivesse de acordo com as normas de exigência da universidade e graças a Deus consegui unir as duas idéias.

    ResponderExcluir
  8. Foi realmente difícil...pois abríamos demais o leque de abordagem. Só depois com uma conversa com a nossa professora é que fomos fechando o ciclo e saindo do geral para o específico. Afunilamos o quanto pudemos para chegar ao tema proposto. Pois falar de JK seria muito extenso. Então buscamos nos orientar no que ele tinha de mais objetivo do seu governo. Transformar o crescimento do Brasil de 50 para 5 anos.

    ResponderExcluir
  9. Através da orientação de nossa mestra, professora, Rachel Moura, conseguimos definir com exatidão o tema de nosso TCC, pois a princípio tínhamos a intenção de pesquisar sobre o governo JK, abrangendo o período de 1956 a 1961, mas achamos o tema muito abrangente e com certeza não conseguiríamos relatar toda a história de JK neste período por se tratar de um TCC e não de uma monografia. Optamos então por abordar o período do governo JK, mas focando o tema PLANO DE METAS, pois assim encontraríamos subsídios mais específicos que nos proporcionariam relatar com mais exatidão os fatos relacionados a este período tão importante de nossa história.

    ResponderExcluir
  10. Pensei muito como fecharia o meu tema,pois queria muito falar sobre a Identidade Cultural Afro-brasileira,mas como escolher a questão central?Foi através da preocupação de nossa Professora Rachel e esclarecimentos, que descobri a importância de fechar o tema e o principal, como fazer.Como ainda encontramos muitas resistências na educação, escolhi pesquisar sobre "Os reflexos da lei 10.639/03 para educação".Estou mais tranquila e confiante.

    ResponderExcluir
  11. Desde o início, já tinha em mente o assunto que me nortearia a fim de construir o meu TCC. Procurei um tema que fosse pouco abordado no meio acadêmico,no entanto, por desconhecimento, não sabia que o número de refências que tratavam do assunto era escasso, afetando a credibilidade do referido trabalho. Dessa forma, tive que mudar totalmente o meu objeto de pesquisa a fim de atender às demandas.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal,

    Delimitar o tema é realmente um passo fundamental. Acho muito legítima e preocupação de vocês em não escolher um tema amplo para abordar no espaço-tempo de uma monografia.
    Aprendi que muitas vezes menos é mais.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  13. Alexandre Mello (2009060186)
    O meu interesse é falar sobre as razões do subdesenvolvimento do Brasil. Por isso, achei necessário juntar os três autores das obras clássicas da historiografia brasileira: Sérgio Buarque, Prado Jr e Gilberto Freyre como objeto de pesquisa. Entendo que os três autores se complementam no entendimento da História do Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Leonardo Magalhães
    Matrícula: 2009090014 Polo: Rocha Miranda
    Desde o início, já tinha em mente o assunto que me nortearia a fim de construir o meu TCC. Procurei um tema que fosse pouco abordado no meio acadêmico,no entanto, por desconhecimento, não sabia que o número de refências que tratavam do assunto era escasso, afetando a credibilidade do referido trabalho. Dessa forma, tive que mudar totalmente o meu objeto de pesquisa a fim de atender às demandas. Acabei optando por escrever acerca da Guerra do Paraguai, cujo tema considero ser pouco abordado no meio escolar.

    ResponderExcluir
  15. Quando dei por iniciada a minha idéia de falar sobre a mulher, achei dois amigos com o mesmo propósito e nos juntamos, feito isso tinhamos um leque de opções e um objeto que a todo o tempo provoca algum tipo de mudança seja social, política ou econômica.
    Tinhamos que ter um foco, procuramos colocar nosso objeto em um período o tanto quanto complicado, de mudanças sociais e de privações, a década de 30 até o início da década de 60. E demos por iniciado nosso TCC.

    ResponderExcluir
  16. Rocha Miranda (2009.090.007)
    Eu já tinha idéia do meu tema desde o ano passado após uma visita virtual a Fundação Casa de Rui Barbosa-RJ onde acabei estudando a história da Casa e a importância desta personalidade para o Brasil. Daí o interesse em me aprofundar.

    ResponderExcluir
  17. Delimitar o objeto da minha pesquisa gerou muitas dúvidas, pois, já a algum tempo vinha amadurecendo a idéia sobre esse determinante, entretanto, precisava de um tema central que diferenciasse de qualquer outro já criado. Seguindo nessa linha de pensamento creio que finalmente visualizei meu almejado objetivo.

    ResponderExcluir
  18. Completando a postagem anterior cabe aqui inserir que o tema escolhido foi: Espiritismo e Raízes.

    ResponderExcluir
  19. Para nós não foi difícil delimitar nosso objetivo de trabalho mesmo tendo muita história em Santa Cruz para ser contada.
    Buscamos dar prioridade para o que necessita de atenção em primeira instância para a parte emergencial, as marcas históricas. Outro ponto importante é ajudar aos poucos divulgadores que lutam para preservar a história de Santa Cruz, a nossa história.

    ResponderExcluir
  20. João Batista (Mat:2009060225).
    Não foi difícil a escolha do tema ,pois o meu tema fez parte da minha infancia e faz parte da minha vida até hoje.Pois o meu tema é sobre bicicleta e eu a utilizo até hoje o máximo que posso.
    Pois a mesma me proporciona varias vantagens como:esporte,ecônomia de passagens de onibus,ocupa pouco espaço no estacionamento não polui,etc.Além do mais eu a utilizo para ir a faculdade e a estação do trem onde sigo viagem no mesmo até ao trabalho.
    No contexto historico é importante relatar que foi o segundo meio de transporte utilizado pelo homem , o primeiro foi o cavalo .Você sabia que a registros que até D.Pedro II utilizou a bicicleta.

    ResponderExcluir
  21. Encontrei dificuldades para delimitar meu objeto de pesquisa, pois seria muito amplo, então diante de algumas conversas com o professor me foquei na tomada de construção da Diocese e seus principais marcos.

    ResponderExcluir
  22. MARGARETH REZENDE RODRIGUES
    PÓLO DE SEROPÉDICA
    MATRÍCULA: 2009010134.

    Escolhi falar sobre a vida de Santos Dumont - Um Homem a frente do seu tempo, por achar que essa figura tão marcante no século XX não recebe a importância que ela merece no contexto histórico brasileiro.

    ResponderExcluir
  23. Escolhi falar sobre " A História através da Arte", como tema é muito amplo, procurei limitar-me dentro da história do Brasil entre o século XVI e inicio do século XIX. Como foram registrados fatos,acontecimentos por artistas e a extrema importância na educação e na ciência.

    ResponderExcluir
  24. Elizabeth Pereira de Oliveira matricula 2009090286
    Tudo que é novo assusta, e com o TCC não foi diferente, aparecem aquelas dúvidas de universitário. Será que vou conseguir, será que está bom, será que o professor vai achar que está muito escolar, será que o do colega está melhor, será, será....., mas com o tempo vem a segurança e o reconhecimento de quanto sou capaz e a certeza que vou conseguir. A escolha do tema, por ser contemporâneo facilitou desenvolvimento do trabalho por está na mídia e todos imbuído de entender o motivo da ação desse terrível mal que assombra nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  25. Delimitei o tema na area em que irei fazer uma pós ou mestrado que é História da Arte. pois já trabalho e tenho algum conhecimento no ramo.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Meu objetivo , foi manter a História do Brasil como alvo de todos os assuntos. O período Monárquico é absolutamente acolhedor. O embrião da independência e conseqüentemente da república. A mudança social da colônia está ligado diretamente com os fatores geográficos do Rio de Janeiro. Estes são os primórdios para o inicio de uma nação. E as instituições fazem parte destas melhorias.

    ResponderExcluir
  28. Meu objeto de pesquisa é uma paixão: explorar o tema da história da mulher é na verdade um prazer, e ter a oportunidade de escrever um artigo sobre esse tema tem sido um desafio e um presente. Quanto mais leio sobre o assunto mais minha curiosidade se aguça.

    ResponderExcluir
  29. DAVI PAULO VASCONCELOS
    CURSO DE HISTÓRIA,POLO DE REALENGO 5ºPERÍODO
    MATRICULA:20092020332

    Falar do Rio de Janeiro,vai ser uma grande satisfação para nós.Eu e meu grupo estamos bastante otimista em passar todos conhecimento obtidos em estudos e em pesquisas que foram feitos e ainda está sendo,com muita vontade e determinação em alcançar o nosso objetivo que é mostrar de maneira prazerosa a Cidade Do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  30. Elaine M. S. de Oliveira-2009050184
    Curso de História-polo de Seropédica-5º período
    TCC sobre Seropédica
    Justificativa: Esta pesquisa está sendo realizada para que eu possa conhecer melhor a história de Seropédica. Além de procurar saber mais sobre o por que de se instalar uma Central de Tratamento de Resíduos num município em crescimento.
    Essa pesquisa também serviu para conhecer como se deu a criação da Rural, os seus cursos e o crescimento da economia entre outros.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Rocha Miranda.
    História.
    2009060214.
    Desde quando começei a estudar história, já sentia vontade de pesquisar este tema.
    Me intrigava como um homem odiado por tantos durante tanto tempo pudesse ter sido amado, adorado como um verdadeiro deus por milhões de pessoas a ponto de darem fim a própria vida, só com a notícia de ele ter morrido.
    Delimitei o espaço geográfico na Europa, onde sua influência era maior, mais precisamente na Alemanha. Quanto o espaço temporal, comecei a estudar quando o protagonista de meus estudos escreveu seu próprio livro, ocasião em que esteve preso na Baviera por ter tentado um golpe, em 9 de novembro de 1923.
    Suas ligações estreitas; com a Igreja Católica de Pio XII e Igreja Protestante Luterana não poderiam ficar de fora de meus estudos. Acabo minhas pesquisas no dia em que ele se suicidou, 30 de abril de 1945.

    ResponderExcluir
  33. CURSO DE HISTÒRIA /5 PERÍODO/PÓLO REALENGO
    Alunos: SIMONE CRISTINA RODRIGUES MIGUEL 2009050330 e RONALDE PEREIRA DA SILVA 2009050226 Não foi difícil pois já tinhamos em mente a escolha deste tema por inetresse e curiosidade sobre a época do período MonarquicoSentimos a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a chegada da Corte portuguesa ao Brasil e tentar chegar a uma determinada clareza sobre as reais consequências que a nossa cultura sofreu após esse encontro de povos extremamente diferentes

    ResponderExcluir
  34. Não tive tanta dificuldade para delimitar meu objeto de pesquisa , além de ser um tema interessante e polemico, é um tema reflexivo e meu artigo esclarecedor, para o entendimento real e significativo dos profissionais da área, que na maioria das vezes desconhecem a importância e a diferença da educação especial e inclusiva.
    Então vejo que a educação, em geral, tem por necessidade básica o interesse pela pesquisa e, principalmente, a colocação em prática, para que exista realmente uma educação de qualidade onde todos, sem exceção, tenham acesso a ela.

    ResponderExcluir
  35. Quando comecei a fazer o meu TCC, pensei que teria uma vasta quantidade de material, mais descobri que estava totalmente enganado, hoje meu objetivo é criar um trabalho para que todos que vierem fazer uma pesquisa possam encontrar nele o material que precisarem futuramente.

    ResponderExcluir
  36. Curso de História,UCB,Polo Realengo, 5º periodo
    Alunos: Maria José Teles dos Santos 2009010361 e Roberto Teles dos Santos 2009010363.
    Optamos pela A Revolta da Vacina, por termos lido um livro sobre o assunto, que nos chamou atenção para tal fato ocorrido na História do Brasil, no início do século XX e pouco divulgado.

    ResponderExcluir
  37. Encontrei dificuldades para delimitar meu objeto de pesquisa, pois seria muito amplo, então diante de algumas conversas com o professor Francisco Carlos ( Xicão) me foquei na Denominação Batista e suas realizações por conhecer e vivê-la desde que nasci.

    ResponderExcluir
  38. Com a ajuda do professor xicão não foi difícil demilitar meu tcc pois já tinha na minha cabeça o tema.Emerson mat.2009030342 Seropédica

    ResponderExcluir
  39. Meu tcc e sobre os pontos turísticos da cidade de Mangaratiba região da costa verde, localizada no Rio de Janeiro. O investimento do turismo proporciona diversos benefícios para a comunidade, gerando empregos e produção de bens e serviços e melhoria da qualidade de vida da população.

    ResponderExcluir