Quem sou eu

Como devo delimitar o meu objeto? Por onde começar o meu quadro teórico-metodológico? Será que este levantamento bibliográfico basta? Como construir corretamente minhas questões centrais? Todos possuímos dúvidas e inseguranças quando precisamos escrever o nosso Trabalho de Conclusão de Curso. Este blog tem por objetivo ajudar você neste caminho. Ele servirá como um diário de bordo, em que cada aluno deve postar o seu passo a passo na construção do TCC, contribuindo com dicas e idéias para os demais estudantes.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Objetivos

Como o próprio tópico já demonstra, este é o momento de você apresentar os objetivos do seu TCC. Em geral, inicia-se com um verbo.
Ex 1: Identificar os agentes históricos que lideraram o movimento tenentista.
Ex 2: Compreender as relações entre a política econômica do Governo Vargas e sua política externa em relação aos EUA.

Quadro Teórico e Metodológio

Esta é considerada por muitos uma das etapas mais complexas da formulação de um projeto. É o momento em que você decide qual aparato teórico-historiográfico você vai usar. Ou seja, quais autores, quais linhas de pensamento e de pesquisa você pretende seguir? A partir de qual visão de História você escreverá o seu TCC? Quais fontes devo utilizar? E, por fim, qual o método (o caminho a seguir)?